Julio Le Parc
Lumière en Mouvement
Nas artes visuais, é possível encontrar linguagens como pintura, gravura, desenho, escultura e também a instalação. A obra do argentino Julio Le Parc é uma instalação, ou seja, ela é um espaço que você pode ocupar.
O artista faz parte de uma corrente artística chamada Arte Cinética, que propõe a ideia de movimento. Entre e caminhe pela instalação, perceba como a obra ocorre no espaço, como foi construída e quais materiais a compõem.
Por que a luz nesta obra está em constante movimento? Que sensação você sente?
Se não houvesse ninguém aqui dentro, nem mesmo você, como imagina que a instalação se comportaria?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.